Blog oficial da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP (Centro Integrado de Educação Pública), Bagé, RS, Brasil. Espaço virtual de interatividade entre a comunidade escolar.

domingo, 19 de junho de 2011

CIEP no II CNEM - IX EREM


           
        De 07 a 10 de junho foi realizado, em Ijuí - RS, o II Congresso Nacional de Educação Matemática e o IX Encontro Regional de Educação Matemática, com a temática "A 'arte da invenção' do professor e do aluno de matemática".
    Com um viés filosófico voltado para a educação, um dos objetivos do Congresso/Encontro, entre outros, era problematizar o processo de formação/invenção do professor e do aluno de matemática (sujeitos que se constituem nas e a partir das práticas de poder-saber).
      Aos participantes (licenciandos em matemática, pós-graduandos, professores, entre outros interessados), no Campus Unijuí, foram oferecidos diversos momentos de discussão como: palestras, minicursos, comunicações científicas, relatos de experiências, sessão de pôsteres e exposição de material didático.
      O CIEP se fez presente com as professoras Andréa Montardo e Grace Da Ré Aurich que participaram das atividades juntamente com alunos da UNIPAMPA – Bagé, bolsistas e coordenação do PIBID – Matemática, a professora Susana Ferreira.



     A professora Grace Da Ré Aurich apresentou a Comunicação Científica “Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática” intimamente ligada à temática e aos objetivos do Congresso/Encontro onde discutiu a constituição do sujeito chamado de bom professor de matemática através da noção foucaultiana de jogos de verdade.
     Relatou, também, a experiência, realizada em nossa Escola nos anos de 2008/2009, “Blogs Matemáticos: possibilidades dos modos de ser aluno e ser professor de matemática na contemporaneidade” onde apresentou as atividades realizadas a partir do BlogMat em interatividade com os alunos e seus respectivos blogs, trabalhando aprendizagem matemática com TIC’s, explanando outras possibilidades de ser aluno e de ser professor de matemática.

É importante destacar que a formação continuada, através de congressos, encontros, seminários, cursos, pós-graduações e demais modalidades existentes, além de ser um direito garantido ao professor, é fundamental para que melhor desempenhe sua função em sala de aula, dentro da escola, em contato e retorno direto ao aluno, influenciando, assim, através de sua formação,
a própria formação do aluno.

Mais informações sobre esse post em UNIJUÍ .

   Postagem realizada pela prof.ª Grace Da Ré Aurich

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!
Volte sempre e contribua com nosso espaço.