De 07 a 10 de junho foi realizado, em Ijuí - RS, o II Congresso Nacional de Educação Matemática e o IX Encontro Regional de Educação Matemática, com a temática "A 'arte da invenção' do professor e do aluno de matemática".
Com um viés filosófico voltado para a educação, um dos objetivos do Congresso/Encontro, entre outros, era problematizar o processo de formação/invenção do professor e do aluno de matemática (sujeitos que se constituem nas e a partir das práticas de poder-saber).
Com um viés filosófico voltado para a educação, um dos objetivos do Congresso/Encontro, entre outros, era problematizar o processo de formação/invenção do professor e do aluno de matemática (sujeitos que se constituem nas e a partir das práticas de poder-saber).
Aos participantes (licenciandos em matemática, pós-graduandos, professores, entre outros interessados), no Campus Unijuí, foram oferecidos diversos momentos de discussão como: palestras, minicursos, comunicações científicas, relatos de experiências, sessão de pôsteres e exposição de material didático.
O CIEP se fez presente com as professoras Andréa Montardo e Grace Da Ré Aurich que participaram das atividades juntamente com alunos da UNIPAMPA – Bagé, bolsistas e coordenação do PIBID – Matemática, a professora Susana Ferreira.
A professora Grace Da Ré Aurich apresentou a Comunicação Científica “Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática” intimamente ligada à temática e aos objetivos do Congresso/Encontro onde discutiu a constituição do sujeito chamado de bom professor de matemática através da noção foucaultiana de jogos de verdade.
Relatou, também, a experiência, realizada em nossa Escola nos anos de 2008/2009, “Blogs Matemáticos: possibilidades dos modos de ser aluno e ser professor de matemática na contemporaneidade” onde apresentou as atividades realizadas a partir do BlogMat em interatividade com os alunos e seus respectivos blogs, trabalhando aprendizagem matemática com TIC’s, explanando outras possibilidades de ser aluno e de ser professor de matemática.
É importante destacar que a formação continuada, através de congressos, encontros, seminários, cursos, pós-graduações e demais modalidades existentes, além de ser um direito garantido ao professor, é fundamental para que melhor desempenhe sua função em sala de aula, dentro da escola, em contato e retorno direto ao aluno, influenciando, assim, através de sua formação,
a própria formação do aluno.
a própria formação do aluno.
Mais informações sobre esse post em UNIJUÍ .
Postagem realizada pela prof.ª Grace Da Ré Aurich
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário!
Volte sempre e contribua com nosso espaço.